quinta-feira, 5 de março de 2015

Tipos de temperamento VATA DOSHA/ PITTA DOSHA/ KAPHA DOSHA

            Resumidamente a ayurvédica identifica nos seus diagnósticos três tipos de temperamento: os doshas, que são importantes para administrar o tratamento correto e apresentam as seguintes caraterísticas.

Vata dosha

            O termo «vata dosha» deriva da palavra sânscrita «vayu», que significa «aquele que move coisas», sendo por vezes traduzido como «vento». É composto pelos elementos éter e ar, sendo considerado, de certa forma, o mais influente dos três doshas, porque é a força-motriz por detrás dos outros dois, incapazes de se movimentar sem ele. Vata dosha é responsável por todas as atividades e sensações somáticas. Vata promove um equilíbrio saudável entre o raciocínio e as emoções, fazendo surgir a criatividade, atividade e a compreensão claras.

Características:

            As pessoas com este tipo de temperamentos dormem pouco, andam depressa e falam demasiado. Os seus corpos são secos e têm cabelo fino, escasso e frágil.

Em Caso de desequilíbrio:

Possuem mentes inquietas e os seus pensamentos estão em constante divagação. Não gostam do frio e dos elementos frios, têm memória fraca e deixam muitas frases por concluir, uma vez que as suas mentes saltam abruptamente de um pensamento para outro. São pessoas que apreciam os prazeres sensuais e sexuais e gostam dos alimentos doces, azedos, picantes e quentes. Comem em excesso ou frugalmente, ressonam e bebem líquidos. Basicamente os indivíduos vata são imprevisíveis e inseguros.

Em caso de Equilibrio:

            Quando vata se encontra equilibrado, decorre uma coordenação adequada de todas as funções do corpo. Os movimentos associados ao ato de comer, digerir e eliminar apresentam-se de forma normal; a atividade mental surge perfeitamente controlada, juntamente com os órgãos de perceção e os órgãos de ação. Há uma estimulação adequada do suco gástrico e o desejo de levar uma vida ativa. Um vata harmonioso promove a vitalidade, a curiosidade e o interesse natural. Nas descargas ocasionais das mucosas, a secagem apresenta-se normal. A função respiratória não sofre nenhum desarranjo e o sono mantém padrões apropriados. O nível de energia, por seu lado, atinge um excelente grau.
            Pelo contrário, se houver desequilíbrio, o corpo fica enfraquecido ou desorganizado e os movimentos para comer, digerir e eliminar sofrem perturbações, podendo ocorrer inchaço, obstipação ou gases. A mente apresenta-se inquieta, confusa e a memória enfraquecida. Os sentidos ficam lentos, a perceção e a ação são impróprias e as respostas intempestivas. Além de uma deficiência a nível do suco gástrico, existe uma perda de energia e de alegria de viver, bem como descargas corporais persistentes. Os desequilíbrios de vata provocam ainda uma diminuição da respiração, tosses seca, distúrbios nos movimentos respiratórios, insónia, sono leve ou interrompido, fadiga sem motivo, ansiedade, preocupação, intolerância ao frio e esgotamento da força vital.

Resumo:

            Resumidamente, podemos dizer que os tipos vata beneficiam, por exemplo, com uma alimentação simples e nutritiva e uma rotina regular.

Pitta dosha

            O termo «pitta» vem da palavra sânscrita «pinj», que significa «brilhar». De acordo com a explicação de Sir Monier-williams, a sua etimologia exata é um mistério. Tem o significado de «o que digere» e está associado à ideia de ser «tingido de amarelo» ou bilioso. Num sentido mais amplo, a função digestiva paittika inclui todas as transformações químicas e metabólicas no corpo e encontra-se relacionada com os processos que promovem a produção de calor. Pitta também governa a nossa capacidade de digerir ideias e impressões e, deste modo, compreende a verdadeira natureza da realidade. Além disso, estimula o intelecto e cria entusiasmo e determinação.
            Pitta é muitas vezes olhado com o «fogo» dentro do corpo, ou seja, como uma espécie de energia armazenada nas ligações químicas de todas as substâncias orgânicas que nos colocam em atividade, como é o caso das hormonas, enzimas, ácidos e neurotransmissores. O antigo texto Charaka samhita ensina que pitta atua na digestão e na produção de calor, fornece cor ao sangue, desenvolve a visão e dá brilho à pele.
            As pessoas de temperamento pitta apresentam uma disposição para suar constantemente, são cultas, valentes e orgulhosas. Os cabelos são suaves, oleosos e loiros, e muito cedo ficam grisalhos ou brancos. Amantes das flores e dos aromas, têm bom carácter, uma perspetiva espiritual, são amáveis, zelosas pela natureza, arrojadas e salvariam, inclusive, os seus piores inimigos.
 Gostam dos alimentos doces, amargos e adstringentes, e apreciam especialmente as bebidas frias. A temperatura do seu corpo é quente. Os músculos e as articulações são fracos e a virilidade e o desejo sexual não são muito intensos. OS olhos enrijecem, fator que se acentua quando estão cansados, sofrem uma intoxicação ou se expõem à luz solar. Têm uma pele suave, oleosa e quente. A duração da sua vida está dentro da média. São agressivos, mas evitam as zangas e os lugares onde possa existir o risco de se comprometerem com elas.

Em caso de Equílibrio:

            Quando pitta está equilibrado, a digestão é forte e completa. A temperatura do corpo e o mecanismo da sede apresentam-se de forma adequada, sendo a visão excelente. Há uma boa compleição: uma pele com tom e coloração saudáveis. O cabelo revela-se lustrosos e ligeiramente ondulado, enquanto a pessoa mostra coragem, alegria e mergulha nos seus objetivos. O intelecto, por sua vez, é estimulado e aberto, existindo uma concentração constante na verdade, na disciplina e na responsabilidade e uma eficiência na assimilação dos alimentos.

Em caso de Desiquilibrio:

             Por outro lado, se houver desequilíbrios, a digestão apresenta-se incompleta, não ocorrendo uma distinção apropriada entre nutrientes e desperdícios. A temperatura do corpo torna-se irregular, a transpiração fica perturbada e há uma ingestão desregulada de fluidos. A visão enfraquece e a cor da pele sofre variações, podendo revelar manchas, inflamações e uma aparência doentia. A pessoa fica irritadiça, ansiosa, impulsiva e obsessiva, perdendo energia e alegria pela vida. As suas faculdades de raciocínio tornam-se lentas e ocorre um empobrecimento espiritual. Há ainda a possibilidade de o indivíduo passar a ter azia, úlcera gástrica, intestinos irritáveis, hemorroidas, diarreia e tendência para o alcoolismo.

Resumo:

            Resumidamente, podemos dizer que os pitta necessitam de equilibrar a sua agenda intensa com mais tempo de lazer.

Kapha dosha   

O termo «kapha» deriva da palavra sânscrita «shlish», que significa não só «aquele que mantém as coisas juntas», mas também «abraçar e ser coerente». Existe ainda outra raiz para «kapha»: o vocábulo «shleshma», que surge em alguma literatura antiga e se refere à força que confere estrutura a tudo, desde os átomos e células individuais até à organização robusta dos músculos e do esqueleto. Kapha transmite força, estabilidade e resistência, tanto física como psicológica, e promove emoções e capacidades humanas, tais como o amor, a compaixão, a empatia, a compreensão, o perdão, a lealdade e a paciência. Uma função muito importante do Kapha dosha no corpo humano é aquela que governa a imunidade e a resistência às doenças. A sua energia fomenta a auto-cura e o processo contínuo de auto-regeneração do qual nós estamos grandemente inconscientes. Quando os efeitos de vata e pitta se tornam ativos no corpo, kapha atua limitando e controlando estas duas forças e impedindo a sua ação excessiva. Os dois mahabhutas que compõem kapha são a água e a terra. Juntos, estes dois elementos formam o protoplasma fundamenta da vida. Além de comunicar estabilidade à tríade mente-corpo-espírito, bem como a capacidade de recuperação, kapha é a forma anabólica presente no corpo que preside à constituição de neuropeptídeos, do revestimento estomacal e de todas as novas células e tecidos que são constantemente destruídos e recriados.







            As pessoas de temperamento kapha, pessoas dominadas pela mucosidade, possuem uma disposição indulgente e uma grande virilidade. Donas de uma boa condição física, são um pouco fortes e, por vezes, apresentam excesso de gordura. A mente mostra-se estável, pelo que são sóbrios por natureza. Os seus rostos são como uma lua e as suas articulações são sólidas, fortes, dúcteis e lisas. Atraentes, apresentam um corpo suave e com cor de cobre, de ouro ou de flor de lótus, enquanto as mãos são largas e o peito, grande e robusto. O cabelo é forte, oleoso, grosso e encrespado. Estas pessoas não se sentem perturbadas pela fome, sede, dor; interrupções ou ruídos. Sábios e amantes de ordem, os kapha honram a sua palavra, obedecem aos princípios e à prática das formas mais corretas da vida. Falam em voz baixa, mas são rancorosos com os inimigos durante muito tempo. Apreciadores dos prazeres sensuais, diligentes e modestos, têm tendência para dormir profundamente durante longos períodos.


Em caso de Equilibrio:

                        Quando kapha se mantém equilibrado, decorre uma excelente assimilação nutricional. A musculatura apresenta-se firme e os ossos, fortes. Existe uma lubrificação e uma humidade adequadas através do corpo. As articulações estão bem unidas e todo o organismo se revela estável, compacto e resistente, com uma boa potência sexual e imunidade. A mente possui a calma própria de uma pessoa clemente, compreensiva e paciente. A digestão é eficaz, o apetite, normal e a regulação fisiológica da humidade respiratória, equilibrada. 

Em caso de Desequilibrio:

Se kapha estiver em desequilíbrio, ocorre um mau estado nutricional e flacidez, ficando a pessoa facilmente fatigada e surgindo uma certa secura, pois a mucosa e a saliva diminuem. As articulações mostram-se relaxadas e com predisposição para entorses. O corpo torna-se mole, enfraquecido e obeso, havendo impotência sexual, sedentarismo e uma redução da imunidade. A pessoa, por seu lado, fica intolerante, insegura, ciumenta e rude. A digestão desacelera e o apetite desregula-se podendo ocorrer ainda um excesso de produção das mucosas em todo o sistema.

Resumo:

Resumidamente, podemos dizer que as pessoas do tipo kapha necessitam de uma dieta mais condimentada e de atividades mais estimulantes.
            É evidente que predominarão em nós mais características de um género ou de outro. No entanto, poderemos observar que os traços de todos são visíveis em maior ou menor grau. A massagem ayurvédica, quando realizada de forma apropriada, vai equilibrar os temperamentos e recuperar o bom funcionamento do corpo.



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