Resumidamente
a ayurvédica identifica nos seus diagnósticos três tipos de temperamento: os doshas, que são importantes para
administrar o tratamento correto e apresentam as seguintes caraterísticas.
Vata dosha
O termo «vata dosha» deriva da palavra sânscrita
«vayu», que significa «aquele que move coisas», sendo por vezes traduzido como
«vento». É composto pelos elementos éter e ar, sendo considerado, de certa
forma, o mais influente dos três doshas,
porque é a força-motriz por detrás dos outros dois, incapazes de se movimentar
sem ele. Vata dosha é responsável por
todas as atividades e sensações somáticas. Vata
promove um equilíbrio saudável entre o raciocínio e as emoções, fazendo
surgir a criatividade, atividade e a compreensão claras.
Características:
As pessoas com este tipo de
temperamentos dormem pouco, andam depressa e falam demasiado. Os seus corpos
são secos e têm cabelo fino, escasso e frágil.
Em Caso de
desequilíbrio:
Possuem mentes inquietas e os seus pensamentos estão em constante
divagação. Não gostam do frio e dos elementos frios, têm memória fraca e deixam
muitas frases por concluir, uma vez que as suas mentes saltam abruptamente de
um pensamento para outro. São pessoas que apreciam os prazeres sensuais e
sexuais e gostam dos alimentos doces, azedos, picantes e quentes. Comem em
excesso ou frugalmente, ressonam e bebem líquidos. Basicamente os indivíduos vata são imprevisíveis e inseguros.
Em caso de Equilibrio:
Quando vata se encontra equilibrado, decorre
uma coordenação adequada de todas as funções do corpo. Os movimentos associados
ao ato de comer, digerir e eliminar apresentam-se de forma normal; a atividade
mental surge perfeitamente controlada, juntamente com os órgãos de perceção e
os órgãos de ação. Há uma estimulação adequada do suco gástrico e o desejo de
levar uma vida ativa. Um vata
harmonioso promove a vitalidade, a curiosidade e o interesse natural. Nas
descargas ocasionais das mucosas, a secagem apresenta-se normal. A função
respiratória não sofre nenhum desarranjo e o sono mantém padrões apropriados. O
nível de energia, por seu lado, atinge um excelente grau.
Pelo
contrário, se houver desequilíbrio, o corpo fica enfraquecido ou desorganizado
e os movimentos para comer, digerir e eliminar sofrem perturbações, podendo
ocorrer inchaço, obstipação ou gases. A mente apresenta-se inquieta, confusa e
a memória enfraquecida. Os sentidos ficam lentos, a perceção e a ação são
impróprias e as respostas intempestivas. Além de uma deficiência a nível do
suco gástrico, existe uma perda de energia e de alegria de viver, bem como
descargas corporais persistentes. Os desequilíbrios de vata provocam ainda uma diminuição da respiração, tosses seca,
distúrbios nos movimentos respiratórios, insónia, sono leve ou interrompido,
fadiga sem motivo, ansiedade, preocupação, intolerância ao frio e esgotamento
da força vital.
Resumo:
Resumidamente, podemos dizer que os tipos vata beneficiam, por exemplo, com uma alimentação simples e nutritiva e uma rotina regular.
Pitta dosha
O termo «pitta» vem da palavra sânscrita «pinj», que significa «brilhar». De
acordo com a explicação de Sir
Monier-williams, a sua etimologia exata é um mistério. Tem o significado de
«o que digere» e está associado à ideia de ser «tingido de amarelo» ou bilioso.
Num sentido mais amplo, a função digestiva paittika
inclui todas as transformações químicas e metabólicas no corpo e encontra-se
relacionada com os processos que promovem a produção de calor. Pitta também governa a nossa capacidade
de digerir ideias e impressões e, deste modo, compreende a verdadeira natureza
da realidade. Além disso, estimula o intelecto e cria entusiasmo e
determinação.
Pitta
é muitas vezes olhado com o «fogo» dentro do corpo, ou seja, como uma
espécie de energia armazenada nas ligações químicas de todas as substâncias
orgânicas que nos colocam em atividade, como é o caso das hormonas, enzimas,
ácidos e neurotransmissores. O antigo texto Charaka
samhita ensina que pitta atua na
digestão e na produção de calor, fornece cor ao sangue, desenvolve a visão e dá
brilho à pele.
As pessoas
de temperamento pitta apresentam uma
disposição para suar constantemente, são cultas, valentes e orgulhosas. Os
cabelos são suaves, oleosos e loiros, e muito cedo ficam grisalhos ou brancos.
Amantes das flores e dos aromas, têm bom carácter, uma perspetiva espiritual,
são amáveis, zelosas pela natureza, arrojadas e salvariam, inclusive, os seus
piores inimigos.
Gostam dos alimentos doces, amargos e
adstringentes, e apreciam especialmente as bebidas frias. A temperatura do seu
corpo é quente. Os músculos e as articulações são fracos e a virilidade e o
desejo sexual não são muito intensos. OS olhos enrijecem, fator que se acentua
quando estão cansados, sofrem uma intoxicação ou se expõem à luz solar. Têm uma
pele suave, oleosa e quente. A duração da sua vida está dentro da média. São
agressivos, mas evitam as zangas e os lugares onde possa existir o risco de se
comprometerem com elas.
Em caso de Equílibrio:
Quando pitta está equilibrado, a digestão é
forte e completa. A temperatura do corpo e o mecanismo da sede apresentam-se de
forma adequada, sendo a visão excelente. Há uma boa compleição: uma pele com
tom e coloração saudáveis. O cabelo revela-se lustrosos e ligeiramente
ondulado, enquanto a pessoa mostra coragem, alegria e mergulha nos seus
objetivos. O intelecto, por sua vez, é estimulado e aberto, existindo uma
concentração constante na verdade, na disciplina e na responsabilidade e uma
eficiência na assimilação dos alimentos.
Em caso de Desiquilibrio:
Por outro lado, se houver desequilíbrios, a digestão
apresenta-se incompleta, não ocorrendo uma distinção apropriada entre
nutrientes e desperdícios. A temperatura do corpo torna-se irregular, a
transpiração fica perturbada e há uma ingestão desregulada de fluidos. A visão
enfraquece e a cor da pele sofre variações, podendo revelar manchas,
inflamações e uma aparência doentia. A pessoa fica irritadiça, ansiosa,
impulsiva e obsessiva, perdendo energia e alegria pela vida. As suas faculdades
de raciocínio tornam-se lentas e ocorre um empobrecimento espiritual. Há ainda
a possibilidade de o indivíduo passar a ter azia, úlcera gástrica, intestinos
irritáveis, hemorroidas, diarreia e tendência para o alcoolismo.
Resumo:
Resumidamente,
podemos dizer que os pitta necessitam
de equilibrar a sua agenda intensa com mais tempo de lazer.
Kapha dosha
O termo «kapha» deriva da palavra
sânscrita «shlish», que significa não só «aquele que mantém as coisas juntas»,
mas também «abraçar e ser coerente». Existe ainda outra raiz para «kapha»: o
vocábulo «shleshma», que surge em alguma literatura antiga e se refere à força
que confere estrutura a tudo, desde os átomos e células individuais até à
organização robusta dos músculos e do esqueleto. Kapha transmite força, estabilidade e resistência, tanto física
como psicológica, e promove emoções e capacidades humanas, tais como o amor, a
compaixão, a empatia, a compreensão, o perdão, a lealdade e a paciência. Uma
função muito importante do Kapha dosha no corpo humano é aquela que
governa a imunidade e a resistência às doenças. A sua energia fomenta a
auto-cura e o processo contínuo de auto-regeneração do qual nós estamos
grandemente inconscientes. Quando os efeitos de vata e pitta se tornam
ativos no corpo, kapha atua limitando
e controlando estas duas forças e impedindo a sua ação excessiva. Os dois mahabhutas que compõem kapha são a água e a terra. Juntos,
estes dois elementos formam o protoplasma fundamenta da vida. Além de comunicar
estabilidade à tríade mente-corpo-espírito, bem como a capacidade de
recuperação, kapha é a forma
anabólica presente no corpo que preside à constituição de neuropeptídeos, do
revestimento estomacal e de todas as novas células e tecidos que são
constantemente destruídos e recriados.
Em caso de Equilibrio:
Quando
kapha se mantém equilibrado, decorre
uma excelente assimilação nutricional. A musculatura apresenta-se firme e os
ossos, fortes. Existe uma lubrificação e uma humidade adequadas através do
corpo. As articulações estão bem unidas e todo o organismo se revela estável,
compacto e resistente, com uma boa potência sexual e imunidade. A mente possui
a calma própria de uma pessoa clemente, compreensiva e paciente. A digestão é
eficaz, o apetite, normal e a regulação fisiológica da humidade respiratória,
equilibrada.
Em caso de Desequilibrio:
Se kapha estiver em desequilíbrio, ocorre um mau estado nutricional e
flacidez, ficando a pessoa facilmente fatigada e surgindo uma certa secura,
pois a mucosa e a saliva diminuem. As articulações mostram-se relaxadas e com
predisposição para entorses. O corpo torna-se mole, enfraquecido e obeso,
havendo impotência sexual, sedentarismo e uma redução da imunidade. A pessoa,
por seu lado, fica intolerante, insegura, ciumenta e rude. A digestão
desacelera e o apetite desregula-se podendo ocorrer ainda um excesso de
produção das mucosas em todo o sistema.
Resumo:
Resumidamente, podemos dizer que
as pessoas do tipo kapha necessitam
de uma dieta mais condimentada e de atividades mais estimulantes.
É evidente
que predominarão em nós mais características de um género ou de outro. No
entanto, poderemos observar que os traços de todos são visíveis em maior ou
menor grau. A massagem ayurvédica, quando realizada de forma apropriada, vai
equilibrar os temperamentos e recuperar o bom funcionamento do corpo.
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