segunda-feira, 2 de março de 2015

Óleo de mostarda


            Este óleo possui a capacidade de aliviar a rigidez dos músculos, por isso pode ser aplicado nos desportistas e nas pessoas
que fazem exercícios físicos muito intensos.
            O óleo de mostarda é grosso, amargo, picante, escorregadio, pungente e proporciona calor. Acaba com as doenças causadas por vata e kapha, aumenta pitta e o calor corporal, é antidepressivo e fungicida, alivia a dor e cura feridas de todos os tipos. É também desinfetante e, se aplicado imediatamente nos cortes, detém a hemorragia. Ao coloca-lo sobre a pele, é absorvido rapidamente, relaxa os músculos, os ligamentos e os nervo. Devolve a flexibilidade muscular depois de uma bronquite ou de um processo febril, desinfeta o sangue e abre os poros.
            O óleo de mostarda extraído das sementes de mostarda amarela pode ser aplicado nos olhos sem que haja reações. Nenhum outro óleo é tão eficaz e inócuo quando utilizado em zonas delicadas, como o nariz, a garganta, o ânus ou os genitais. Também fortalece a pele e melhora a pigmentação.
            O óleo de mostarda pode igualmente ser usado contra qualquer género de inflamações. A massagem com ele dá ótimos resultados e, se for aplicado em toda a região abdominal, impede o aumento do volume do baço e contribui para a cura. Para qualquer tipo de secura, irritação da pele ou borbulhas, é apropriado realizar uma massagem com óleo de mostarda combinado com um pouco de curcuma em pó. O uso regular e prolongado deste óleo no cabelo previne a sua queda e o aparecimento de caspa.

            No entanto, se o óleo de mostarda for de baixa qualidade, pode causar irritação na pele das pessoas que a tenham muito sensível. O óleo de mostarda que é encontrado no mercado atualmente provém de sementes negras de mostarda, sendo aceitável para a massagem, desde que de boa qualidade. Deve-se adquirir o óleo sempre fresco e prensado a frio.

Sem comentários:

Enviar um comentário