sábado, 14 de março de 2015

Kundalini e os sete corpos do campo áurico

            A medicina ayurvédica possui na massagem corporal um grande fator de auxílio de prevenção de doenças e age inclusivamente para restabelecer o equilíbrio físico, mental, psíquico e espiritual do indivíduo. Esta terapia harmoniza os corpos energéticos, estimula as defesas naturais do organismo, atua no sistema glandular e endócrino e trata fraquezas gerais do coração, fadiga, desequilíbrios nervosos, perturbações mentais e emocionais ou de desarmonia sexual. Trata-se de uma massagem profunda, extremamente gratificante e relaxante que inclui manobras de tração, alongamentos e estimulação de pontos de órgãos vitais, o que promove a elevação da energia Kundalini até ao chacra do coração (anahata) com o intuito de provocar, assim, uma expansão da consciência. Para esse efeito, efetuam-se diversos alongamentos na coluna, região através da qual a Kundalini se manifesta, levando o paciente a ter uma determinada perceção dessa energia. Com o  passar do tempo, dá-se um aumento da intuição e da clareza mental, passando o paciente a viver num estado de maior equilíbrio a nível físico, espiritual e psíquico. Não esqueçamos que a Kundalini é essencialmente uma energia de vida com capacidade para proporcionar a elevação do ser.
            A partir das mãos do terapeuta encontra-se toda uma série de correspondências com planos que não são físicos e com níveis de consciência trabalhados pela massagem. As qualidades de cada dedo funcionam com este propósito e de acordo com os problemas da pessoa: o polegar está relacionado com o elemento éter e lida com a espiritualidade, o indicador relaciona-se com o elemento ar e trabalha com o pensamento, o dedo médio corresponde ao elemento fogo e à capacidade de iniciativa, o dedo anelar está ligado ao elemento água e lida com o amor e com os sentimentos, o dedo mínimo relaciona-se com o elemento terra e trabalha com as sensações. O massagista usa bastante a imposição das mãos e a posição do mesmo deve favorecer o seu estado de meditação durante a prática, bom como a ativação dos próprios chacras, havendo uma sensível interação energética entre o massagista e aquele que é massajado.

            A meditação é outra forma de ativar a Kundalini. Qualquer uma das sequências mântricas que vimos anteriormente é poderosa neste sentido. Meio muito eficaz de harmonizar os campos energéticos e de purificar o carma, a meditação, quando aliada à prática da massagem, surte efeitos extremamento benéficos, sendo capaz de equilibrar uma pessoa em pouco tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário