segunda-feira, 2 de março de 2015

Óleos dos Tridohas

Óleo de massagem vata
            Estes óleo único acalma, humedece e aquece a constituição vata,  que tem tendência para ser fria, seca e nervosa. É usado há séculos por toda a Índia e tem sido principalmente indicado para dar vitalidade à pele vata, promover a eliminação das toxinas e estimular a circulação.

No fabrico do óleo de massagem vata deve-se combinar os seguintes ingredientes: 
ashwagandha, balamool, bilwa, patala, kantakari, brihati, gokshura, nem, tintuk, punarnava, prasarini, agnimantha, koshtha, chandan, moorva, vacha, jatamansi, saindhava, rasna, devadaru, shaliparni, prushniparni, tagar, shatavari, óleo de sésamo e óleos essenciais.
  
Óleo de massagem pitta
            Este óleo é preparado com sândalo branco, sendo conhecido por possuir as seguintes propriedades: purificar, tranquilizar e refrescar a pele da constituição pitta, que costuma ser particularmente sensível a ambientes irritantes, e com propensão para inflamações, erupções cutâneas e manchas. Este óleo ajuda a equilibrar os indivíduos pitta, promovendo a eliminação de toxinas e criando uma sensação revigorante.

No fabrico do óleo de massagem pitta deve-se combinar os seguintes ingredientes: 
sveta chandan (sândalo branco), laksba, bala, yastimadhu, ketaki, sariva, ela,


satapushpa, usheer, devadaru, kostha, aguru, musta, champaka, tvak, óleo de sésamo, óleo de jojoba e óleos essenciais.


Óleo de massagem kapha
            Este óleo foi formulado para estimular, revitalizar e aquecer a constituição kapha, dado que promove a eliminação da retenção de água no organismo e revigora os músculos e a circulação. Contém dois dos mais famosos tonificantes para a pele, que são reconhecidos pela ayurvédica, o nirgundi e o karavira, assim como extratos de folhas de neem. Restabelece e dá vida à pele, ajudando a cicatrizar pequenas feridas.


No fabrico do óleo de massagem Kapha deve-se combinar os seguintes ingredientes:
nirgundi (vitex nigundo), Karavira (nerium indicum), nem, datura, karanja, taila e óleos essenciais.

Sem comentários:

Enviar um comentário