segunda-feira, 2 de março de 2015

A massagem ayurvédica e os seus efeitos benéficos

               A massagem ayurvédica faz parte da milenar e tradicional medicina ayurvédica, corporificada nos Vedas, e possuindo várias ramificações dentro do vasto panorama das correntes espirituais da Índia. A variante apresentada neste manual prático é global e tem como preocupação incentivar todos os que buscam uma forma de terapia autêntica, uma transformação física, mental, psíquica e espiritual, a constatar os seus benefícios.

                Conceptualmente a massagem ayurvédica consiste numa técnica de massagem profunda que alia movimentações vigorosas em toda a massa muscular a manobras de tração e alongamento, bem como à estimulação de pontos e de órgãos vitais, visando o equilíbrio físico, mental, psíquico, energético e espiritual. Um corpo em perfeita harmonia, sintonizado numa postura correta, faz-nos permanecer continuamente em bem-estar; ou seja, assegura um fluxo modelar das energias e da circulação sanguínea. A vida passa a ser mais harmoniosa e centrada, e a sua conexão espiritual equilibrada. O corpo mantém-se calmo, em estado de relaxamento, a mente aquieta-se, o sistema linfático e a circulação sanguínea harmonizam-se, a digestão é mobilizada conjuntamente com o sistema de assimilação e de eliminação, permitindo uma remoção completa das toxinas, os músculos conservam uma maior flexibilidade, o sistema nervoso funciona de forma equilibrada, os órgãos e glândulas passam a vibrar e realizar concertadamente as suas funções.
            A massagem ayurvédica abre naturalmente os
chacras, desenvolvendo a espiritualidade e os estados de consciência mais profundos de forma simples e progressiva sem perigos de aberturas prematuras que provocam desequilíbrios. Pode ser também amplamente utilizada quando o processo espiritual e a elevação da Kundalini estão a ocorrer de modo incorreto e caótico, ordenando-os progressivamente. É ainda um dos meios mais eficazes para o  equilíbrio de todo o sistema energético corporal.
            Para quem pratica yoga a massagem ayurvédica é uma das técnicas mais fabulosas que auxiliam na abertura dos plexos e no alongamento dos tendões e dos músculos. Através dela o praticante das várias modalidades de yoga pode conseguir benefícios amplamente superiores. Para os adeptos de outros géneros de meditação, a massagem ayurvédica facilita poderosamente a estabilização da mente agitada para estados de paz e tranquilidade. Para os que vivem a correria da vida contemporânea e não têm tempo para praticar qualquer tipo de desporto ou lazer, a massagem ayurvédica mostra-se eficaz no reequilíbrio dos sistemas do corpo, ajudando a diminuir o stresse e o cansaço. Para as pessoas que querem manter o estado juvenil ou simplesmente rejuvenescer, a massagem ayurvédica é igualmente um meio poderoso, pois facilita a drenagem dos líquidos, das toxinas e a absorção do prana pelo corpo, renovando todo o fluxo sanguíneo.
            Dentre os efeitos benéficos da massagem ayurvédica, pode-se enumerar ainda a atenuação do envelhecimento; a eliminação da fadiga e do excesso de ar; a melhoria da visão; o fortalecimento do corpo e da pele; o aumento da longevidade; e a indução ao sono e aos sonhos. Verifica-se igualmente que a massagem ayurvédica proporciona uma maior resistência às enfermidades; acalma as doenças causadas pelo ar e pela mucosidade; e melhora a cor e a textura da pele. Por isso é tida, desde tempos muito remotos, como uma das técnicas mais completas de terapia corporal.




Sem comentários:

Enviar um comentário