segunda-feira, 2 de março de 2015

Indicações e contra-indicações

            A massagem ayurvédica é recomendada como terapia complementar de outros tratamentos e principalmente enquanto técnica de relaxamento e de manutenção da saúde, sendo benéfica na recuperação de problemas físicos e doenças, bem como de desordens psíquicas e espirituais.
            No entanto, por precação, recomenda-se que as mulheres em estado de gestação, os seropositivos e as pessoas com cancros malignos não recebam, em nenhuma circunstância, esta massagem.
            Verificar se uma pessoa possui problemas de desclassificação óssea. Se tiver, não deve receber a massagem com os pés. A mesma se se encontrar sobe tratamento deve-se obter o aval do médico antes de aplicar a massagem. Para os demais tipo de problemas o terapeuta deve ter sempre ter um bom senso muito apurado de modo a saber o que deve ou não fazer. Em caso de dúvida executar apenas uma massagem manual simples de relaxamento.
            As pessoas com problemas de saúde durante o tratamento deveram ser acompanhadas por um médico, se vindo a massagem como complemento terapêutico. Deve-se evitar aplicar a massagem em pessoas que estejam com alguma infeção ou febre, muitas erupções na pele, algum tipo de dor que impeça a movimentação das pernas ou caso não haja aprovação do médico.
            Evitar também massajar zonas do corpo que estejam com inflamações ou alguma ferida na pele, veias muito sensíveis ou zonas com algum tumor. Em áreas doridas deve-se fazer a massagem de forma mais Soave.
            É de referir ainda que não se deve fazer massagens se:
·         O paciente estiver congestionado ou com o humor kapha perturbado, isto é, se sofrer de constipação ou gripe. Neste caso não se deve massajar o corpo inteiro, realizando-se apenas uma massagem na zona do peito e das vértebras com algum tipo óleo apropriado;
·         O paciente sofrer de indigestão, obstipação, vómitos ou se se encontrar nas primeiras etapas de um processo febril;
·         O paciente tiver tomado um laxante ou estiver a efetuar um processo de desintoxicação do organismo;
·         O paciente tiver feito uma refeição completa;
·         O paciente tiver tido uma relação sexual há pouco tempo.
É preciso ainda ter em conta que o paciente, ao receber uma massagem completa, passa a ter o seu fogo digestivo diminuído, o que, por vezes, pode agravar determinadas enfermidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário