quinta-feira, 5 de março de 2015

Os sete tecidos corporais: Sapta dhatus

        O dhatus são as variedades básicas de tecidos que compõem o corpo físico humano. A palavra «dhatu» vem do vocábulo sânscrito que significa «aquele que entra na formação do corpo». A raiz «daa (dha)» significa «suporte»; aquele que sustenta.
            O modo como os dhatus formam o corpo humano constitui uma manifestação e uma expressão perfeitas da natureza e da inteligência divinas que, ao agirem de acordo com uma ordem precisa e segundo leis naturais ainda não desvendadas pelo próprio homem, produzem o corpo físico humano.
            Os dhatus primários são sete: tecidos reprodutivos (sukra dhatu), medula óssea e tecidos nervosos (majja dhatu), osso (sthi dhatu), tecidos gordos (meda dhatu), tecidos musculares (mamsa dhatu), células do sangue (rakta dhatu) e plasma (rasa dhatu). A principal caraterísctica da histologia ayurvédica, ou seja do ramo da ayurvédica que trata da formação dos tecidos humanos, é a concepção de que cada um deles é formado a partir do deu tecido prévio por ordem ascendente de complexidade. Assim, quando a comida é ingerida, é digerida ao chegar ao intestino delgado na forma líquisa, ahora rasa, isto é essência da comida. Com a ajuda do ahara rasagni – cada dhatu tem o seu próprio agni -, este ahara rasa é convertido em rasa dhatu: plasma sanguíneo, o tecido primeiro e mais simples.
            Agora, rasa dhatu – catalisado por rasagni – é transformado em rakta dhatu, gerador das células do sangue: o segundo tecido corporal essencial. Rakta dhatu, por seu lado, com a ajuda de raktagni, torna-se mamsa dhatu, ou seja, músculo, e assim sucessivamente até atingir sukra dhatu: os tecidos reprodutores.
            Juntos, os dhatus e os upadhatus  formam a constituição física do corpo. Os upadhatus incluem cabelos, unhas, ligamentos, entre outros elementos que são estruturalmente importantes mas, de um modo geral, não estão implicados nas condições de doçura do corpo.

            Cada dhatu consiste em paramanus, células infinitesimais sem conta. Cada paramanu contém inumeráveis suksma srotas, canais e poros através dos quais cada um recebe nutrientes e energias subtis e elimina materiais que são desperdiçáves. Por causa de os dhatu serem saturados com poros, pode-se dizer que o corpo humano está preenchido com poros srotomaya. Os srotas de cada dhatu são únicos na sua estrutura e função e nos materiais que se movem através deles. O estado de saúde de cada dhatu, bem como o seu relativo vriddhi/kshaya (excesso, deficiência, aumento ou diminuição), é estabelecido pelo médico ayurvédico.

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